quarta-feira, 30 de setembro de 2009

São Jerônimo...

São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras", São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340 d.C., e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, como ninguém nas Sagradas Escrituras o foi, por isso, "Cristo é o poder de Deus, a sabedoria de Deus.

Quem ignorá-la [a sabedoria], portanto, ignora as escrituras e ignora a Cristo".Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do Papa Libério, o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade.

Fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório da Sagrada Escritura. Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da Igreja, a Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.

Saiu de Roma, e foi viver na Terra Santa, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro dos estudos bíblicos e fixou "o dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna."

São Jerônimo, rogai por nós!

Nenhum comentário: